<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d25103918\x26blogName\x3dPalavras+%C3%A0+flor+da+pele\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dBLUE\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://palavrasaflordapele.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_BR\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://palavrasaflordapele.blogspot.com/\x26vt\x3d8078385548150272900', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>
sexta-feira, março 30, 2007
Nosso amor do passado.



Eis o filme que acabo de assistir.
O título em português engana. É, e ao mesmo tempo não é um drama ( contradição mesmo ), tão pouco possui aqueles famosos recheios dos romances melosos.
Nosso amor do passado mostra o reencontro (depois de muitos anos ), de um casal que um dia se envolveu, se apaixonou , se machucou , se perdeu e se reconstruiu em outras vidas ( tal qual, quase todas as histórias de amor que não deram certo ou deram certo o tempo que tinha pra dar).
Como Closer e Antes do por do sol , é um filme de diálogos longos ( quem gosta de ação , vai detestar ).E embora na minha humilde opinião, tenha faltado um pouco de doçura e poesia , sobre esse " passar do tempo " que os distanciou e sobre as lembranças que vêm a tona , as verdades estão todas alí.Junto com elas, a delícia " reconstruir " uma narração do começo , meio e fim ,do envolvimento de seus personagens com um humor inteligente.( É, diferente de mim , o roteirista preferiu mostrar que a " poesia e doçura" fazem parte do campo de ilusões que envolve um acontecimento assim ).
Quem de nós não já se imaginou a sós ( de preferência de madrugada , onde o planeta descansa e esquece um pouco da gente ), com aquele grande amor " mal resolvido" do passado? Eu já, incontáveis vezes.E em todas elas , por mais sonhadora e romântica que eu possa ser, é nítida a sensação de que estamos buscando um momento que "já era" , e que na maioria das vezes foi feito exatamente pra não se repetir e virar memória.
Depois de pensar que uma relação duraria pra sempre, e sobretudo depois de recuperar-se dos vestígios do outro, os reencontros em geral, nunca são como um conto de fadas..
Num determinado instante do filme, o cara pede pra que ela fale dele quando estavam juntos, e após tentar brincar com a resposta , vem aquela que dá sentido a tudo : "Eu o amava...eu o amava.Mas as vezes as pessoas que se amam de verdade, tem um talento excepcional pra se fazerem mutuamente infelizes".E falando do presente, completa :" Eu sou feliz.Eu acho que sou feliz.Mas vezes desejo um pouco de infelicidade.Posso ser terrivelmente romântica.Meu ex ( se referindo a ele ), me fez deliciosamente infeliz.".
Pode ser que o desejo não morra pra todo sempre, pode ser que a ternura exista em nome das coisas boas do passado, mas olhos nos olhos, teremos o fantasma daqueles pedacinhos que algum dia ficaram triturados, cada um deles com seu motivo, sua mágoa , seu pesar e seu ressentimento.E se a felicidade não está no presente ( que não escolhemos ), também não estava lá ( no passado), onde tudo teve fim porque alguém não se sentia inteiro ( ou os dois).
Encerrando o assunto, existe uma frase dita pelo cara ( depois do reencontro, da transa , da nostalgia, das verdades nunca ditas, da percepção que não é simples apagar erros e voltar a fita ), que resume brilhantemente o sentimento de quem ousa (re) viver um momento assim : " estou feliz por tê-la reencontrado.Mas de alguma forma, me sinto mais sozinho do que antes...o Leite que foi derramado não volta pra jarra. A xícara quebrada, sempre será uma xícara quebrada. "