<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d25103918\x26blogName\x3dPalavras+%C3%A0+flor+da+pele\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dBLUE\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://palavrasaflordapele.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_BR\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://palavrasaflordapele.blogspot.com/\x26vt\x3d8078385548150272900', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>
quarta-feira, abril 12, 2006
Semana Santa



A primeira coisa que erradamente a gente pensa em datas assim é :" que bom, mais um feriadão".
Foi esse o primeiro pensamento que me veio também e me fez comprar imediatamente as passagens pra Salvador , onde estou indo aproveitar esses dias bem vindos de feriado.
Espero que vocês possam aproveitar também, cada um da maneira que der, mas que seja a melhor delas.
Não há nada errado viajar nos dias de folga e engordar uns quilos se entupindo de ovos de chocolate.Não há nenhum pecado viajar , ver muitos filmes, sair do rotina ..O lamentável é que a gente tem se afastando cada vez mais do verdadeiro significado de datas assim .Alías, estamos ficando muito distantes do lado espiritual em detrimento do fugaz, da diversão, do que não acrescenta.
Os anos passam e seguimos o mesmo ritual dos feriados da igreja....sequer paramos pra entender o porque e o significado deles.
E a Semana Santa? o que ela traduz? e a Páscoa ? Qual seu significado?

*******************************

Quinta-Feira Santa


"Dia de preparação para a páscoa dos judeus. Jesus foi à Bethânia para a ceia da páscoa. Ao anoitecer se encontraram para a celebração, e Jesus lavou os pés dos discípulos. Próximo do fim da ceia, Judas, o traidor, se retirou. Nosso Senhor instituiu o Santo Sacrifício como sua eterna memória. Falou sobre as negações de Pedro, e em seu último discurso, os encorajou a amarem-se uns aos outros. Indo ao Getsêmani, tomou consigo três discípulos, e começou a sua agonia nos jardins. "



Sexta-Feira da Paixão


"Judas e os soldados se aproximavam para prender Jesus. "A hora da escuridão".fizeram interrogações antes do julgamento que estaria por vir.
Durante e entre estas audiências, Nosso Senhor foi insultado pelos guardas, Pedro o negou e se arrependeu, e Judas, após ouvir a sentença de morte, suicidou-se.
Pilatos ,tentando soltar Jesus, enviou-o para ser açoitado, e depois o apresentou ao povo. Eles ainda queriam condenar Jesus, pedindo a crucifixão. Pilatos então lavou as mãos, e o entregou para que fosse crucificado. Carregando a sua própria cruz, ele cruzou 1/4 de milha até o Gólgota, e lá, Nosso Senhor foi crucificado
A idéia era fazer o condenado morrer em público da forma mais terrível possível. Por isso deveria ser um espetáculo público. O condenado era primeiramente açoitado, para aparentar uma figura de sofrimento. Atravessava a cidade com o motivo de sua condenação escrita para que todos pudessem ver.
Quando fixado à cruz por pregos ou cordas, o homem seria elevado. Os pés deveriam ficar ao nível das cabeças dos pedestres. Ele, então, nesta condição, deveria aguardar a morte, olhando as pessoas passando, ouvindo seus escárnios e insultos. Poderiam viver por dias, até que a fraqueza, sufocação pela fumaça de fogo ou agressões os abatesse. Em tempos antigos, os corpos eram deixados na cruz, para servirem de comida aos pássaros. Mas depois era concedida uma permissão especial para enterrar os corpos. Foi desta forma que Jesus foi preso, condenado e executado - por nossos pecados."


Sábado


"Que está acontecendo hoje? Um grande silêncio reina sobre a terra. Um grande silêncio e uma grande solidão. Um grande silêncio, porque o Rei está dormindo; a terra estremeceu e ficou silenciosa, porque Deus feito homem adormeceu e acordou os que dormiam há séculos. Deus morreu na carne e despertou a mansão dos mortos."


Domingo


"A Páscoa é uma festa cristã que celebra a ressurreição de Jesus Cristo. Depois de morrer na cruz, seu corpo foi colocado em um sepulcro, onde ali permaneceu, até sua ressurreição, quando seu espírito e seu corpo foram reunificados. É o dia santo mais importante da religião cristã, quando as pessoas vão às igrejas e participam de cerimônias religiosas. "



*************************************


Espero que aproveitemos bastante a semana santa.Viajando, comendo bastante, tomando vinho, reunindo a família, indo a praia.Mas sobretudo que encontremos tempo pra uma reflexão a respeito do sacrifício de Jesus Cristo em nome do amor por nós ( e nós? o que temos sacrificado por amor? ), sobre o sofrimento ,sobre a nossa espiritualidade ( onde ela anda?), sobre o exemplo de Jesus a respeito da bondade e do amor pelo outro ( temos feito concessões? temos amado e respeitado o suficiente? ).
Que seja um feriado pra evocar a paz em todos os sentidos.E que a paz interior e a consciência do que estamos a dever , seja o início de muitas alegrias.


Muita paz na semana pra vcs , e uma ótima páscoa.Até a volta.( estarei na Bahia até segunda)